sexta-feira, 11 de abril de 2008

Breve história do hipertexto

Em 1945 Vannevar Bush concebeu uma idéia ancestral ao Hipertexto no artigo As We May Think onde afirmava que o ritmo vertiginoso da soma dos conhecimentos, estava em descompasso com a evolução dos meios de armazenamento e acesso a dados, e sendo assim, imaginou uma máquina capaz de estocar grande quantidades de informações, que fossem fácil e rapidamente localizáveis. Com este invento ele esperava suprir as falhas da memória humana com um artefato mecânico.

Posteriormente Ted Nelson escreveu um manifesto Computer Lib (1974), onde propôs os princípios do que hoje conhecemos como hipertexto gerando informações interligadas. Ted trabalhou muitos anos no sistema utópico Xanadu, que seria uma ambiente auto-evolutivo que vincularia toda informação presente e futura do Planeta (CASTELLS, 2001, P. 18)

Mas 1990 Tim Berners Lee criou o Word Wide Web – WWW. que possibilitou uma melhor organização nos sites da Internet, classificando-os por informação e não por localização e oferecendo aos usuários um sistema fácil pesquisa. Logo surgiram outros recursos como HTML, URL, HTTP, novos navegadores, o mundo inteiro absorveu a Internet criando uma verdadeira teia mundial (CASTELLS, 1999, p 88).

Referências:

BUSH, Vannevar. As We May Think. Atlantic Monthly, v. 176, n. 1p. 101-108, 1945. Disponível em : . Acesso em 03 abril 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. 7a. ed. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999, v.1.

--------------------------. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Nenhum comentário: