sábado, 12 de abril de 2008

Debate: O fim do Livro (livro impresso) - Parte II

O futuro do livro impresso

O escritor, professor e consultor de tecnologia Clay Shirky, publicou um artigo chamado The Future of the Book onde ele levanta algumas possibilidades sobre futuro do livro impresso, nesta perspectiva ele ressalta que legibilidade como a grande qualidade deste suporte e que justificaria a sobrevivência do texto impresso frente a disseminação dos textos eletrônicos.

A tinta sobre o papel teria uma melhor contraste que as telas do computadores, em qualquer angulo ou sobre a luz natural. Shirky cita um estudo da Xerox que sugere maioria dos documentos em escritórios, são utilizados apenas quando estão impressos, pois esta condição reforça sua legibilidade, mesmo levando em conta que o impresso eletrônico possui maior capacidade de armazenamento, transporte e organização.

Desta forma a grande vantagem para leitura do impresso se contrapõem as desvantagens que são necessariamente seu peso, seu volume, sua dificuldade para pesquisar, modificar, compartilhar, copiar e transportar.

Desta forma o autor vislumbra que num futuro breve, diminuirá a confiança no papel para as coisas em que ele é desvantajoso, desta forma todo material escrito será armazenado em formato digital, até o momento que alguém deseje ler, quando seria utilizado um sistema de impressão de livros on-demand. Neste sentido a adoção deste processo pelas livrarias reduziria os custos, no aspecto que não haveria "nenhuma despesa de frete ou de esperar pelo frete ou de armazenagem ou estocagem e, criticamente, não haveria nenhum vendedor fora do próprio livro, nem a devolução de cópias não utilizadas.

Em decorrência as bibliotecas se transformariam um banco de dados com impressoras, e poderiam se instalar em pequenos locais, ou mesmo para manter a navegabilidade espacial manter apenas um livro impresso de cada obra. O livro seria um objeto produzido "just in time" o que incentivaria práticas já existentes na música como a produção de "mix-tapes" ou "playlists" de contos ou ensaios de seus autores favoritos para compartilhar com os amigos.

Neste processo, novos escritores e pensadores alternativos poderiam ganhar espaço e sair da condição marginal que possuem na atual cultura do livro.

Segundo esta abordagem podemos entender que o futuro dos livros impressos esta relacionado com uma integração com formato digital, equilibrando vantagens e desvantagens de ambos os meios. Para Shirky os maiores beneficiados são os leitores.

Nenhum comentário: